Contactos




Tem alguma questão? Necessita de algum esclarecimento? Pode utilizar o formulário abaixo para enviar os seus comentários e entraremos em contacto consigo com a máxima brevidade possível.



Nome:

Email:

Assunto:

Mensagem:




Pode também contactar-nos pelas seguintes vias:


×

A “Casa da Canada”



A “Casa da Canada” foi uma antiga casa de arrumos dos produtos agrícolas colhidos pela sua proprietária D. Elvira da Silva Freitas.
A Sr.ª D. Elvira, uma Guerreira, viveu em perfeita harmonia com todas as coisas boas e más que a vida lhe deu. Transmitiu grandes ensinamentos a quem contactou de perto com ela: a importância da família, o respeito pelo trabalho, o amor como fórmula de resolução de conflitos, entre outros.

O que queremos que esta casa transmita a quem a visita é a valorização da importância destes ensinamentos, a importância de se viverem momentos em família que, o coração que existe em cada ser humano, possa sentir.

Depois de requalificada na sua totalidade, transformou-se num confortável espaço de turismo rural, que oferece aos seus clientes:



• 3 Quartos duplos de qualidade todos com WC, aquecimento e TV;


• Cozinha equipada com frigorífico, fogão, forno, microondas e louças;


• Sala de estar, com TV;


• Terraço com uma deslumbrante vista para o maciço central da Serra da Estrela;


• Espaço para armazenamento de equipamento de “ski”;


• Acesso à piscina;


• 2 Bicicletas disponíveis para disfrutar do que a natureza nos dá e transmite de melhor.



Situada em Figueiredo, uma pequena mas típica aldeia beirã e serrana muito hospitaleira, dista 6 Km da cidade de Seia, sede do concelho, onde pode ser visitada a pé ou nas 2 bicicletas disponíveis para os nossos clientes, podendo assim disfrutar de um passeio magnífico e único pelos arredores.


×

Locais de Interesse


Percurso / Itinerário / Roteiro


Porta aberta à Serra da Estrela e à sua grandeza natural. Às suas delícias, às emoções da neve e à pureza das paisagens que nos fazem sonhar.

Em tempo de férias, venha ver os encantos do nosso mundo rural, onde brilha o chão verde dos socalcos, as águas límpidas da Serra da Estrela e o sorriso das gentes que fizeram dos velhos vales glaciares novas terras de pão.

Deixando Seia pela EN 231, volte à esquerda em S. Romão, para ver o Rochedo Ciclópico da Cabeça da Velha, a cerca de 250 metros da Senhora do Desterro, um local onde existem oito capelas e se realizam as festas de S. Pedro e da Padroeira.

Mais abaixo passa o Rio Alva e, logo a seguir à ponte, parte um caminho que conduz ao Castro de S. Romão e às Grutas Proto-Históricas do Buraco da Moura. Continuando, encontra Lapa dos Dinheiros, conhecida pelas suas paisagens e trilhos de uma beldade extrema, onde encontra o famoso Corno do Diabo.

De volta a S. Romão, terra onde há diversas queijarias certificadas e veja os típicos coletes e as casacas de pastor bem como produtos típicos da região.

A acompanhar o Rio Alva desça até à Vila Cova à Coelheira e daí suba à EN 17, para no cruzamento de Catraia, descer ao espantoso anfiteatro de socalcos de Sandomil e as suas famosas Pontes Romanas, de novo à beira do Alva.

Para Valezim o caminho é sinuoso, cruza pinhais e castiçais, é panorâmico e passa por Corgas, S. Cosme, Tapadas e Sazes da Beira.

As terras de Valezim, sussurrantes de riachos e de rebanhos, mostram férteis leiras de milho à volta do casario, do antigo Pelourinho e da Igreja românica de S. Pedro.

Pela EN 231 passa-se ao Miradouro do Carvalhal e, em frente à mata dos Viveiros Florestais, volte à direita para Cabeça. A paisagem do magnífico Vale de Xisto de Loriga é grandiosa, juntamente com a sua notável Praia Fluvial – "Praia de Ouro" e "Bandeira Azul" -. Erga o olhar e veja, a fechar o vale, à esquerda os dois fraguedos graníticos da Penha dos Abutres e do Gato, separados pela ribeira de Loriga que escorre desde o Covão do Meio, a 1800 metros de altitude. Em frente, a crista xistosa que esconde o Vale do Alvoco, repondo o contraste entre duas rochas e dois mundos.

No meio o Homem e a sua epopeia de guardar a terra fértil, ao longo de milhões de socalcos deste vale encantado. Cabeça, Casal de Rei e Muro, são aldeias de xisto empoleiradas a ver passar as águas da Serra que aqui cruzam Pontes Medievais, e outros pontos históricos e cultura.

Em Vide juntam-se alguns caminhos e as águas oxigenadas, frescas e ricas em trutas das ribeiras de Loriga de Piódão e de Alvoco. Continuando pela EN 230 surge Teixeira inclinada perante as belezas do seu vale. A caminho de Alvoco, continue de mão dada com lindos panoramas, recantos com socalcos e as pequenas aldeias de xisto de Vasco Esteves.

Adiante é o impressionante Vale de Alvoco, com a ribeira a subir até à catedral cinzenta e branca da Torre, passando pela aldeia do Sabugueiro (a mais alta de Portugal), por entre um imenso balcão de socalcos, pinhais e soutos de castanheiros, onde habita variadíssimos animais únicos da região. Em Alvoco há um troço de Calçada Romana junto à rua principal, há o suave balir dos rebanhos, há o roçar dos teares seculares e levadas de água que proporcionam passeios a pé ímpares.

Regressando a Seia, pela EN 231, atravesse a cidade e a solarenga e nobre aldeia de Santa Marinha, a caminho das terras chãs de Santa Comba e Pinhanços para provar nas Quintas da Bica e de Sães alguns dos melhores vinhos do Dão, sub-região da Serra da Estrela.

Em Seia, disfrutará de uma belíssima cidade com um vasto leque de personalidades culturais, tais como o Museu do Pão - único e sublime -, Museu do Brinquedo, Museu Natural de Eletricidade, gastronomias desejáveis e apetecidas por todos os seus visitantes – Queijo genuíno, enchidos regionais e Vinhos de renome -.

Além dos programas histórico-culturais que se podem realizar um pouco por toda esta área, pode ainda visitar os concelhos de Gouveia, Manteigas, Guarda, Celorico da Beira, Fornos de Algodres e Oliveira do Hospital, onde existem outras alternativas igualmente interessantes para desfrutar da zona. Por exemplo, os amantes do desporto têm à sua disposição uma vasta lista de atividades que podem praticar, tais como, ski, Snowboard e Trenós, disponíveis no SKIPARQUE, passeios pedestres pela Serra, passeios de Todo-o-Terreno ou de BTT, no Parque Senhora dos Verdes, e ainda Parapente e Escalda, não esquecendo o famoso Kartódromo Serra da Estrela.

Para além destas localizações mais conhecidas é conveniente destacar / acrescentar estes pontos de visita: ×
×
Registo Nacional de Turismo:

Torre do Selo - Casa da Avó Alice - 8204 - Casa de Campo
Casa do Povo - 4325 - Casa de Campo
Casa da Canada - 4324 - Casa de Campo